quinta-feira, 16 de abril de 2009

arrependimento x remorso


"O remorso crônico, e com isto todos os moralistas estão de acordo, é um sentimento bastante indesejável. Se considerais ter agido mal, ARREPENDEI-VOS, corrigi os vossos erros na medida do possível e tentai conduzir-vos melhor na próxima vez. E não vos entregueis, sob nenhum pretexto, à meditação melancólica das vossas faltas. Rebolar no lodo não é, com certeza, a melhor maneira de alguém se lavar.

Também a arte tem a sua moral e grande parte das regras dessa moral são idênticas, ou pelo menos análogas, às regras da ética vulgar. O remorso, por exemplo, é tão indesejável no que diz respeito à nossa má conduta como no que se relaciona com a nossa má arte.

O que aí existe de
mau deve ser ENCONTRADO, RECONHECIDO e, se possível, EVITADO no futuro.

Meditar LONGAMENTE sobre as fraquezas literárias de há vinte anos, tentar REMENDAR uma obra defeituosa para lhe dar uma perfeição que ela NÃO TINHA quando da sua primitiva execução, passar a idade madura a tentar REMEDIAR os pecados artísticos cometidos e legados por essa pessoa diferente que cada um é na sua juventude, tudo isto, certamente, é vão e fútil."


Prefácio - Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley

"PASSAI, PASSAI, PASSAI pelas portas; CONSTRUA o caminho ao povo; aplanai, aplanai, aplanai a estrada, DESTRUA as pedras. ERGAM a bandeira aos povos." - Is 60.11

Um comentário:

haja luz disse...

isaias 57;19 Eu crio os frutos dos lábios: paz, paz, para o que está longe; e para o que está perto, diz o SENHOR, e eu o sararei.
20 Mas os ímpios são como o mar bravo, porque não se pode aquietar, e as suas águas lançam de si lama e lodo.
21 Não há paz para os ímpios, diz o meu Deus.